Após um longo período de incertezas causado pela pandemia de coronavírus, alguns setores poderão respirar mais aliviados neste fim de 2021 e começo de 2022. Isso porque o governo de São Paulo anunciou nesta semana um pacote com redução de impostos para cinco setores econômicos.

Quer saber quais são e como essa redução vai impactar nos seus negócios? Continue acompanhando este artigo!

Redução ou isenção na alíquota do ICMS

A partir do dia 1º de janeiro de 2022, alguns setores da economia serão desonerados da taxa do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). A redução ocorrerá de acordo com o setor, conforme a tabela abaixo:

  • Medicamentos – redução de 18% para isento;
  • Veículos usados – redução de 3,8% para 1,8%;
  • Sucos e bebidas naturais – redução de 13,3% para 3%;
  • Equipamentos de petróleo e gás – redução de 12% para isento;
  • Veículos elétricos – redução de 18% para 14,5%.

Recuperação da economia

Segundo o governador João Dória, a redução ou isenção da alíquota foi possível porque o governo atingiu a meta fiscal, antecipando as desonerações fiscais. Será um investimento de mais de R$ 3 bilhões na retomada da economia.

Momento favorável para investir

Se você quer aproveitar os benefícios oferecidos pelo governo do Estado, este é um ótimo momento para se programar e voltar a investir. O mercado de medicamentos, por exemplo, já vem alcançando níveis altos de faturamento devido à Covid-19, com a importação de vacinas, testes e produtos, como seringas.

É válido lembrar que para importar medicamentos é preciso ter liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Broker Comex é especialista em assessoria aduaneira para importação de produtos que precisam da anuência do órgão.

Saiba mais sobre esse serviço, clicando aqui. Aproveite também para compartilhar esse conteúdo com os seus parceiros!