Boa notícia para os importadores de painéis solares! O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia reduziu as alíquotas do imposto de importação dos painéis de 12% para 6%.

O objetivo é ampliar a produção de energia limpa no Brasil, estimulando a diversificação da matriz energética brasileira.

Resolução foi publicada hoje no Diário Oficial

A medida foi aprovada na quarta-feira (17/11) e publicada hoje no Diário Oficial da União. Os valores começam a ter validade sete dias após a publicação.

Segundo o Camex, “o governo segue empenhado em utilizar todos os instrumentos disponíveis, inclusive os de gestão tarifária da política comercial brasileira, para adotar iniciativas com o objetivo de reduzir o custo da energia”. As ações fazem parte dos compromissos do governo brasileiro na área ambiental.

Mercado de energia solar

Este mês, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 12 gigawatts (GW) em geração de energia solar. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR) que informou ainda que a produção de energia solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 60 bilhões em novos investimentos desde 2012. Confira aqui matéria publicada sobre o tema.

O investimento em energia limpa já gerou também mais de 135 mil empregos, movimentando a economia nacional.

Veja o gráfico da ABSOLAR com informações sobre o mercado:

Fonte: ABSOLAR

Alternativa (limpa) para a bandeira vermelha

Com o mercado aquecido e as altas taxas aplicadas à energia elétrica, a energia solar ganha mais força e interesse por parte das pessoas, principalmente para uso residencial.

Há uma estimativa de que, até 2024, o Brasil terá mais de 880 mil sistemas de energia solar instalados em todo o território.

Esse crescimento é resultado dos benefícios dos painéis solares que geram uma redução de até 95% nos gastos com a conta de luz.

Por que investir na importação de painéis solares?

Como apresentado neste texto, o mercado de energia solar está em plena expansão. A Broker Comex atua em diversas áreas dentro desse segmento e está apta para assessorá-lo no processo de importação.

Confira nossos serviços: