O mercado de vinhos e espumantes brasileiros fechou 2021 em festa. Tudo porque, de janeiro a setembro, o Brasil registrou a exportação de mais de 690 mil caixas de bebidas, um crescimento de 62% em comparação com o mesmo período de 2020, segundo o Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul (Uvibra-Consevitis-RS).

O estado, inclusive, foi o maior exportador do País. Cerca de 92% dos vinhos brasileiros exportados estão concentrados no Rio Grande do Sul, seguido por São Paulo e Paraná. O destino, em primeiro lugar, é o Paraguai, responsável por 79% das exportações.

Os espumantes, por sua vez, vêm conquistando a América do Norte. 87% das exportações dessa categoria vão para os Estados Unidos.

Entre os fatores apontados como responsáveis pelos bons números, estão a desvalorização da moeda brasileira, a qualidade da safra de 2020 e o trabalho de marca das vinícolas e empresas brasileiras.

No que diz respeito ao mercado interno, o consumo também aumentou consideravelmente devido à pandemia. A alta foi de cerca de 18% em comparação com anos anteriores, de acordo com a OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho).

Dados da União Brasileira de Vitinicultura (Uvibra) revelam que, de janeiro a novembro de 2021, foram comercializados 25,2 milhões de litros de vinho fino, um aumento de 11%.

Exportação de bebidas

Com um mercado em alta crescente é importante estar atento à legislação e à todas as normas e processos necessárias para exportar bebidas.

A Broker Comex possui estratégias adequadas e assertivas que garantem a operação do exportador de acordo com as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Entre os diferenciais estão consultoria orientada para demonstração de custos, adequação de logística para embarques, sistema operacional automatizado com interface e profissional técnico especializado para atendimento.

Se o seu desejo é começar a atuar neste mercado, entre em contato conosco!

Neste link você terá acesso a outros serviços prestados por nós no segmento de alimentos e bebidas. Acesse!