Certificação de Inversores Fotovoltaicos
A certificação de inversores fotovoltaicos é um processo de verificação obrigatória pelo INMETRO estabelecido na portaria n° 004/2011 para garantir que os inversores fotovoltaicos cumpram os padrões de qualidade e desempenho definidos pelo órgão.
A certificação ajuda a garantir que os inversores sejam essencialmente seguros para uso doméstico e industrial. Os inversores certificados também são submetidos a testes rigorosos de desempenho para garantir que possam lidar com as flutuações na produção de energia solar, enquanto fornecem uma operação eficiente do sistema.
Saiba Mais Sobre Certificação de Inversores Fotovoltaicos
Certificação de inversores fotovoltaicos é um processo obrigatório para inversores e demais equipamentos de energia solar fotovoltaica a fim de atestar os requisitos mínimos de segurança e desempenho, além de serem legalizados para a devida comercialização, sejam produtos importados ou fabricados no Brasil.
A certificação de inversores fotovoltaicos é regulamentada pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) através da portaria n° 004/2011, estabelecendo critérios e normas para a fabricação, importação e comercialização destes componentes e outros que integram o sistema fotovoltaico.
Os fabricantes de inversores devem cumprir os padrões e requisitos do INMETRO para garantir a eficiência energética, desempenho e segurança elétrica. Os testes e certificações obrigatórios pelo INMETRO devem ser aplicados em todos os inversores fotovoltaicos que possuem potência nominal de até 10 KW, tais procedimentos devem ser realizados em laboratórios designados pelo órgão regulamentador.
Os resultados dos testes são comparados com os padrões estabelecidos. Se os resultados forem satisfatórios, o inversor é certificado. Caso contrário, o fabricante deve corrigir as falhas antes de o inversor ser certificado. A certificação de inversores garante que o equipamento cumpre com os padrões de qualidade, segurança e desempenho, fornecendo confiança ao comprador.
Como Funciona a Certificação de Inversores Fotovoltaicos?
A certificação de inversores fotovoltaicos pode ser obtida através de processos de verificação e testes realizados por organizações especializadas, que aqui no Brasil é o INMETRO. Estes processos podem incluir a simulação de ambientes de operação extremos, verificação da segurança do produto e análise da qualidade dos materiais usados na fabricação. Após a certificação, os inversores são aprovados para o uso nos sistemas solares fotovoltaicos, assegurando segurança e desempenho.
Para que os inversores fotovoltaicos sejam certificados, os fornecedores devem assinar e enviar um documento ao INMETRO, relatando a quantidade de toda a linha de produto e modelo de fabricação. Após esse processo, deve-se enviar os requisitos de etiqueta e amostras do produto para um laboratório certificado pelo INMETRO.
Após os testes e certificação dos inversores, é emitido um documento técnico de conformidade do produto. Após todo esse processo há uma obrigatoriedade de cadastrar os inversores no sistema Orquestra do INMETRO que deve ser feita pelo fornecedor.
A Broker Comex é Especialista em Certificação de Inversores Fotovoltaicos
Está em busca por uma empresa que seja especialista em certificação de inversores fotovoltaicos? Pois bem, você chegou ao lugar certo, pois a Broker Comex é uma empresa especializada em certificações de equipamentos solares fotovoltaicos, as quais são exigidas pelo governo.
Além da especialidade em certificações, a Broker Comex é uma empresa especializada também em consultoria e assessoria aduaneira para as operações de comércio exterior logística internacional que atua com importação e exportação, proporcionando aos seus clientes maior eficiência e segurança nos procedimentos complexos de seus negócios internacionais.
Entre em contato com a nossa equipe de profissionais capacitados e conheça melhor os nossos serviços aduaneiros e tenha a certeza de um excelente atendimento com qualidade e atenção que a sua empresa merece!