Como Certificar Inversores no Inmetro
Para saber como certificar inversores no INMETRO, é preciso enviar ao INMETRO a documentação necessária, como: documentação técnica do produto, descrição do produto, cópia do manual de operação, especificações elétricas e mecânicas, etc. O processo de certificação pode variar de acordo com as exigências e normas aplicadas ao produto.
Saiba Mais Sobre Como Certificar Inversores no INMETRO
O INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - é o órgão responsável pela certificação de inversores no Brasil, certificação essa que foi regulamentada pela portaria 004/2011.
Essa portaria determina que todos os inversores fotovoltaicos com potência de até 10 KW devem ser testados e certificados em laboratório do INMETRO, a qual, se não houver, esses equipamentos não podem ser comercializados no Brasil, independente se for fabricado em território nacional ou no exterior. Mas como certificar inversores no INMETRO?
Primeiro, é preciso registrar o inversor fotovoltaico no INMETRO. Isso significa submeter a documentação do fabricante (o manual do usuário, o certificado de garantia, etc.) para que o INMETRO possa analisá-los e encaminhá-los à certificação.
Após o cadastro, o INMETRO irá avaliar os produtos e realizar testes para verificar se o inversor atende aos padrões de qualidade exigidos. Caso aprovado, a etiqueta do INMETRO será colocada no inversor certificado.
A certificação do INMETRO também inclui outras etapas, como o envio dos dados do inversor para uma base de dados online, a realização de ações de fiscalização e de educação do consumidor.
A eficiência e segurança são os principais objetivos de como certificar inversores no INMETRO, proporcionando aos consumidores maior confiabilidade no uso desses equipamentos.
Como Funciona o Processo de Certificação de Inversores No INMETRO?
O INMETRO é o órgão responsável por regular, fiscalizar e certificar os produtos relacionados à eficiência energética, segurança e qualidade de produtos, como já mencionado acima.
Para as empresas que desejam saber como certificar inversores no INMETRO, saiba que é preciso encaminhar duas amostras do produto para um laboratório que seja designado pelo INMETRO.
Após os testes serem realizados nos inversores fotovoltaicos, conforme o que estabelece a portaria 004/2011, os laboratórios responsáveis emitem um relatório de conformidade, o qual dá o direito às empresas solicitarem a etiquetagem do produto e a licença de importação, caso queiram.
Caso os ensaios sejam bem-sucedidos, os inversores fotovoltaicos recebem um certificado contendo informações sobre seu desempenho, que é emitido pela própria entidade.
É de suma importância saber como certificar inversores no INMETRO, para que as empresas possam comercializar estes produtos ou mesmo importar, e garantir que os consumidores tenham certeza de que estão adquirindo equipamentos dentro dos padrões exigidos de segurança e qualidade.
É importante destacar que os inversores certificados são reconhecidos internacionalmente e isto representa uma vantagem competitiva para as empresas que produzem esses produtos.
A Broker Comex pode te Ajudar Como Certificar Inversores no INMETRO
Para as empresas que desejam importar inversores fotovoltaicos, é preciso saber que estes equipamentos devem ter certificação de qualidade e selo de conformidade do INMETRO para que possam comercializar.
E caso você não tenha conhecimento do processo, a Broker Comex pode te ajudar em como certificar inversores no INMETRO, fornecendo a melhor assessoria para que o procedimento seja realizado adequadamente e com muita eficiência.
A Broker Comex é uma empresa especialista em assessoria aduaneira e logística internacional que atua com importação e exportação, desenvolvendo as melhores soluções para os seus clientes, além de ser especialista em certificações exigidas pelo governo. Entre em contato com a nossa equipe e conheça melhor os nossos serviços!