Como Certificar Módulos Solares no Inmetro
O INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é o órgão responsável por certificar módulos solares no Brasil. Esta certificação tem o objetivo de atestar que os módulos solares possuem as propriedades indicadas pelo fabricante, como potência e eficiência.
Além disso, avalia as condições de segurança e a conformidade com os padrões nacionais e internacionais. A certificação é obrigatória para todos os módulos solares vendidos no Brasil, e sem a devida certificação, não podem ser comercializados no território brasileiro, seja de fabricação nacional ou importado. Portanto, é fundamental que as empresas saibam como certificar módulos solares no INMETRO.
Para Entender Melhor Como Certificar Módulos Solares no INMETRO
Os módulos solares são equipamentos denominados como Sistemas e Equipamentos para Energia Fotovoltaica, e como todo equipamento, eles precisam ser certificados de acordo com as normas de segurança e qualidade para que possam ser comercializados de forma legal.
E o órgão responsável por avaliar a conformidade dos produtos a fim de verificar se foram fabricados de acordo com os requisitos exigidos para a segurança do consumidor e do meio ambiente no Brasil é o INMETRO. Portanto, é necessário que as empresas que comercializam módulos solares importados precisam se informar como certificar módulos solares no INMETRO.
A certificação dos módulos fotovoltaicos precisam ser conforme a portaria 004/2011. A certificação do INMETRO em módulos solares possui o objetivo de avaliar através de testes a segurança elétrica e eficiência energética destes equipamentos.
Após o procedimento de avaliação dos módulos solares, e caso eles estejam em conformidade com as normas de segurança e qualidade, eles recebem um Atestado de Conformidade, dando o direito de as empresas utilizarem o selo que comprova que a avaliação foi realizada e atestada e, assim, a sua devida comercialização.
No caso dos módulos solares importados, que são a maioria, precisam ser nacionalizados, processo realizado através de uma Licença de Importação do INMETRO, devendo apresentar o número de registro do importador.
Por falta de conhecimento de como certificar módulos solares no INMETRO das empresas, muitos desses produtos ficam armazenados na alfândega esperando a devida regularização, o que gera aumento de custos por tempo de armazenagem e ainda sofrem penalidades, causando prejuízos para a empresa.
Entretanto, para ser bem-sucedido no processo de certificação dos módulos solares no INMETRO é necessário amplo conhecimento das normas e dos procedimentos que são exigidos, sendo fundamental contar com a experiência de uma empresa especializada no segmento para que tudo seja realizado adequadamente.
Por que os Módulos Solares Precisam ser Certificados no INMETRO?
Os módulos solares precisam de certificação no INMETRO para garantir que eles cumprem com os padrões de qualidade e segurança estabelecidos, como já foi mencionado acima. A certificação do INMETRO é uma forma de certificar que os módulos fotovoltaicos foram fabricados de acordo com as normas de qualidade e segurança.
Com a certificação, os compradores podem ter a certeza de que o produto que estão adquirindo são seguros e de qualidade. Além disso, a certificação também é necessária para que os módulos solares possam ser comercializados, independentes de fabricação nacional ou internacional.
Embora exista essa exigência, muitas empresas entram em prejuízos por não saberem como certificar módulos solares no INMETRO. Diante desse contexto, a melhor solução para essas empresas terem bom êxito em seus negócios internacionais, é de suma importância contratarem um serviço de consultoria e assessoria aduaneira para evitar irregularidades e prejuízos.
Com a orientação correta de uma boa assessoria para entender como certificar módulos solares no INMETRO, pode-se afirmar com toda a certeza que não haverá erros e ainda terão os custos reduzidos de forma impactante, aumentando a sua visibilidade e autoridade no mercado internacional.
Saiba Como Certificar Módulos Solares no INMETRO com a Assessoria da Broker Comex
Deseja comercializar módulos solares importados? Saiba que esses equipamentos fotovoltaicos precisam ter uma certificação no INMETRO, mesmo que sejam de origem estrangeira. E, caso não saiba como certificar módulos solares no INMETRO, pode contar com a ajuda da Broker Comex nesse processo.
A Broker Comex é especialista em comércio exterior, oferecendo serviços de consultoria e assessoria aduaneira nas operações de importação e exportação, seguindo todos os requisitos e controles exigidos pela Receita Federal, evitando penalizações por conta de irregularidades, garantindo um alto desempenho, agilidade e produtividade na correta execução dos procedimentos.
A Broker Comex é uma empresa de assessoria aduaneira e logística internacional que atua com importação e exportação, proporcionando aos seus clientes uma melhor performance em suas transações internacionais. Entre em contato para tirar todas as suas dúvidas, conte com os nossos serviços e expanda o seu negócio!