Despacho Aduaneiro de Exportação
Despacho aduaneiro de exportação é o processo pelo qual é verificada a exatidão dos dados declarados pela empresa exportadora. É realizado por agentes aduaneiros e geralmente envolve a coleta e verificação de documentos, pagamento de taxas e declarações de exportação.
O processo de despacho aduaneiro tem como objetivo garantir que as mercadorias sejam exportadas legalmente. Além disso, visa evitar a exportação ilegal de bens comerciais, como contrabando e evasão fiscal.
Para Entender Melhor Sobre Despacho Aduaneiro de Exportação
O despacho aduaneiro de exportação é o processo necessário em que se verifica com exatidão todos os dados fornecidos pela empresa exportadora para que uma mercadoria seja exportada de um país para outro.
O processo envolve a certificação dos documentos e formulários aduaneiros, bem como a classificação das mercadorias de acordo com as normas do país importador. Além disso, também é necessário realizar o pagamento das taxas e impostos devidos e obter a autorização aduaneira para a exportação.
O despacho aduaneiro de exportação começa com o registro da Declaração Única de Exportação (DU-E), um documento eletrônico que estabelece o ajuste da operação de exportação e apoio ao despacho aduaneiro de exportação.
O DU-E possui diversas informações do embarque de mercadorias cujo destino é o exterior e o despacho aduaneiro é o responsável pela verificação com o objetivo de certificar que as mercadorias correspondem com a legislação vigente.
Como Funciona o Despacho Aduaneiro de Exportação
O despacho aduaneiro de exportação é um processo administrativo a ser realizado pelo exportador, responsável pela documentação e trâmites necessários para que o produto seja liberado para sua saída do país. Para realizar esse procedimento, o exportador deve seguir os passos:
1. Solicitação da Declaração Única de Exportação (DU-E): O exportador deve preencher e entregar o DU-E ao aduaneiro, juntamente com outros documentos necessários, tais como Nota Fiscal, Certificado de Origem, Conhecimento de Embarque, etc.
2. Verificação das Informações: O aduaneiro verifica todas as informações fornecidas no DU-E e analisa a documentação anexada. Caso sejam encontradas inconsistências, o processo será suspenso até que as correções sejam feitas.
3. Emissão de Licença de Exportação: Se tudo estiver em ordem, o aduaneiro emitirá a Licença de Exportação, que é necessária para liberar o produto para seu embarque.
4.Desembaraço aduaneiro: Após a emissão da Licença, o produto pode ser liberado para seu embarque para o destino desejado.
5. Informação de Exportação: O aduaneiro deve informar as autoridades aduaneiras do país de destino sobre a exportação, para que possam estar cientes da movimentação dos produtos.
Quais Documentos são Necessários para a Exportação
Os documentos necessários para a exportação dependem da natureza do produto e do país de destino. No entanto, alguns dos documentos mais comuns que são necessários incluem: a Nota Fiscal Eletrônica, Conhecimento e Manifesto de Carga, entre outros.
Mas o mais importante é a Nota Fiscal Eletrônica, pois ele é necessário para gerar o DU-E, exceto no embarque Antecipado. Já o Conhecimento e Manifesto de Carga é relevante mais na conclusão do embarque.
Além desses documentos, há outros que precisam ser solicitados de acordo com cada caso, ou seja, depende das mercadorias a serem exportadas, em que cada uma possui uma legislação específica. estes documentos são:
- Laudo técnico, para a exportação temporária;
- Certificado de origem;
- Certificado Kimberley;
- Guia de tráfego, mais especificamente para a exportação de armas, um documento emitido pelo Exército.
A Broker Comex é a Empresa Ideal para te Ajudar no Processo de Despacho Aduaneiro de Exportação
As operações de comércio exterior consistem em processos complexos, em que é necessário ter um amplo conhecimento da legislação aduaneira, nacional e internacional, além das exigências da Receita Federal.
Portanto, para não cometer erros nas documentações e problemas ou atrasos dos embarques de suas mercadorias, é imprescindível contar com uma empresa especializada nas operações de importação e exportação.
Quando o assunto é relacionado aos negócios internacionais, a Broker Comex é a empresa ideal para auxiliar as empresas que atuam ou desejam atuar no comércio exterior, oferecendo soluções completas em despacho aduaneiro de importação, reduzindo custos e facilitando as suas exportações. Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas!