Importação de Equipamentos Usados
A prática de importar produtos é amplamente comum entre as empresas que precisam obter equipamentos ou peças, e, com o objetivo de reduzir os custos com a compra, a possibilidade de importar produtos de outros países torna-se crescente.
A importação de equipamentos usados é o processo de trazer equipamentos usados de um país para outro. Isso pode incluir a aquisição de máquinas industriais, equipamentos de transporte, máquinas de construção, veículos, peças para equipamentos usados, entre outros.
Esta prática é comum entre empresas que necessitam de equipamentos usados para manter sua produção, mas não querem o risco de comprar equipamentos novos por causa do alto custo. Importar equipamentos usados também permite que a empresa obtenha um equipamento com uma qualidade mais alta a um custo menor.
Conheça Melhor Sobre Importação de Equipamentos Usados
A importação de equipamentos usados é a compra, o transporte e a entrega de produtos usados de fora do país em que você reside. Esta tarefa é realizada por meio de transportadores de carga internacionais confiáveis que oferecem serviços de importação para todo o mundo.
O preço dos equipamentos usados é normalmente inferior ao preço dos novos, por isso a sua crescente procura, proporciona redução de custos com as negociações, na produção e produtos a preços competitivos, o que gera maior lucro para as empresas, sendo um excelente investimento.
Porém, as empresas que atuam no comércio exterior precisam ter o conhecimento de que a importação de equipamentos usados no Brasil é proibida, mas existem algumas exceções, as quais precisam ficar atentas para não cometer irregularidades com a legislação brasileira.
Antes de iniciar a importação de equipamentos de segunda mão, ou seja, usados, é importante conhecer as leis e regulamentos aplicáveis à sua jurisdição para não cometer erros. Alguns tipos de equipamentos usados exigem licença especial, enquanto outros são proibidos de entrar em território nacional. É aconselhável obter toda a documentação necessária antes de comprar equipamentos usados e transportá-los para o destino desejado.
Além disso, ao importar equipamentos usados, é importante verificar se os equipamentos são adequados para o uso pretendido. É recomendável testar os equipamentos usados antes da compra, para garantir que a qualidade atenda às suas necessidades.
Ao decidir importar equipamentos usados, é importante considerar os custos associados ao transporte e à entrega dos equipamentos para o seu destino. Os custos de transporte podem variar consideravelmente de acordo com a distância e o peso do equipamento.
Finalmente, é importante lembrar que, quando se trata de equipamentos usados, é importante considerar a qualidade do produto. Comprar equipamentos usados pode ser uma ótima maneira de economizar dinheiro, mas é importante se certificar de que o equipamento funcione corretamente e responda às suas necessidades.
Quais as Exceções para a Importação de Equipamentos Usados no Brasil?
Embora seja uma prática proibida no Brasil há exceções para importar materiais usados, os quais são determinados pela portaria do SECEX n° 23/2011, onde diz que podem ser importados máquinas e equipamentos usados que não possuem semelhantes produzidos no Brasil e que não pode haver substituições. Essa mesma regra é válida para ferramentas, instrumentos, aparelhos, peças, entre outros.
A lei também fala que produtos que não são fabricados em território nacional e produtos destinados à reposição ou manutenção de itens de telecomunicações e informática podem ser importados, desde que sejam recondicionados. Também podem ser importados materiais recondicionados, quando o próprio fabricante ou uma empresa parceira realiza o recondicionamento. E a garantia de materiais usados na importação deve ser igual a de materiais novos.
Para cumprir o regimento e não cometer irregularidades, é de suma importância, antes de realizar uma importação de equipamentos usados, fazer uma solicitação à Subsecretaria de Operações de Comércio Exterior (SUEXT), órgão responsável pelo controle de importação de materiais usados.
É através do SUEXT que o produto vai ser aprovado ou não, esse procedimento evita prejuízos, pois, sem a devida aprovação, os produtos não podem ser desembarcados no Brasil. Além disso, há uma série de regulamentações que precisam ser seguidas, o que é aconselhável obter a ajuda de profissionais especializados para realizar todos os procedimentos adequadamente.
Importação de Equipamentos Usados sem Erro é com a Broker Comex
A aquisição de produtos usados possui um baixo custo comparado com a compra de novos, sendo um excelente investimento, especialmente para as fabricantes, mas é preciso muito cuidado para aquelas que desejam fazer importação de equipamentos usados, pois esse procedimento é proibido no Brasil, salvo algumas exceções.
Se você tem o interesse de importar produtos usados, não se aventure sozinho nesse empreendimento, conte com a ampla experiência em comércio exterior da Broker Comex e expanda o seu negócio internacional e evite erros ou prejuízos financeiros.
A Broker Comex é a empresa ideal para te ajudar no comércio exterior, pois é especialista em assessoria aduaneira e logística internacional que atua com importação e exportação. Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em responder todas as suas perguntas!